Portal do Artesanato, uma ferramenta para os artesãos do Jaboatão dos Guararapes

 

 

O site entrou no ar, nesta segunda-feira (16), e traz informações sobre o artesanato no município. Uma novidade é que o cadastramento dos artesãos pode ser feito online

Por Carol Moura

Os artesãos do Jaboatão dos Guararapes ganharam, nesta segunda-feira (16), uma ferramenta para ajudá-los em seu ofício. O Portal do Artesanato- portaldoartesanato.jaboatao.pe.gov.br – vem fomentar a área no município. Além disso, os artistas podem realizar o cadastro do artesão online, antes o registro era feito apenas presencialmente.  Jaboatão é o primeiro município a oferecer esse serviço de cadastramento online.

Para o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Carlos Matos o artesanato é uma atividade produtiva de grande relevância. “A gestão dá todo o apoio aos artesãos do município e o portal faz parte de um programa maior, ele fará um papel importante que é a divulgação do trabalho desses artistas. Já capacitamos um grupo de artesãos e estamos procurando um espaço que eles possam mostrar a sua arte para os jaboatanenses e os que visitam o município”, enfatizou.

No portal, as pessoas podem encontrar notícias, informações importantes como a Carteira Nacional do artesão, consultar os artesãos que já estão cadastrados e realizar novo cadastro. Para fazer o cadastramento, é preciso residir em Jaboatão dos Guararapes. Com esses dados, os cadastrados ficam no banco de dados da Prefeitura e podem ser direcionados para qualificação e também para participação em feiras no Estado, de acordo com seu produto.

Aqueles que por algum motivo não tiverem acesso à internet, podem realizar o cadastramento presencialmente na sede da secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico e Turismo, localizada na Rua Chimarrão, nº 10, Piedade. O agendamento pode ser feito pelos números 3468-7064 ou 3468-5361. Lembrando que devem levar cinco das melhores peças para fotografia e documentos pessoais e, caso possua, os dados do MEI e a Carteira Nacional do Artesão. As dúvidas podem ser tiradas através do e-mail: artesanato@jaboatao.pe.gov.br

Como cadastrar– O artesão encontra no cabeçalho do portal a opção “Cadastramento de Artesãos Online” e clica nela, onde aparecerá um questionário a ser preenchido com dados pessoais (endereço, Regional onde mora) e dado para contato (telefone, email, entre outros). Além disso, o cadastro possui perguntas de cunho socioeconômico, como por exemplo, se o artesanato é a única forma de renda do artista. Existe, ainda, a opção de colocar foto do artesão. Todas as informações são registradas num banco de dados da prefeitura, não sendo público para quem acessa o site.