Oficinas de Inclusão Produtiva de Artesanato retomam suas atividades

Por Rose Albuquerque

 

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, retomou neste mês de março, as atividades das oficinas de Inclusão Produtiva de Artesanato.  Entre os cursos, estão o de pintura em tecido, vitrais, pintura dimensional e confecção de cama, mesa e banho.

As oficinas acontecem nos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Praias, Prazeres, Cavaleiro e Jaboatão Centro no Rotary, de segunda a sexta- feira, nos horários da manhã e tarde. Elas são destinadas a pessoas assistidas pelos Centros, que estão em situação de vulnerabilidade social. As turmas serão formadas com 22 participantes. Para se inscrever, basta procurar os coordenadores dos Centros.

Modelagem em argila e cerâmica

Também foram retomadas as oficinas de Modelagem em Argila Cerâmica. Este ano, as oficinas atenderão as comunidades de Comportas, Jardim Piedade, Cajueiro Seco e Barra de Jangada.  As atividades acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As turmas têm a capacidade para 15 alunos, sendo duas turmas pela manhã a partir das 8h às 10h30 e das 11h às 13h30, de segunda a sexta.

Qualquer pessoa atendida pelo CRAS e acima dos 16 anos de idade pode fazer a oficina. “Os oficineiros vão aprender a fazer vasos utilitários, decorativos, de plantas; esculturas; painéis; luminárias; entre outros. Não precisa saber manusear com a argila. Além de desenvolver a coordenação, o curso desenvolve o potencial criativo. E ainda, dentro da oficina, são ministradas aulas de ética e cidadania. Ao final, os participantes são impulsionadas a formarem um grupo produtivo, que propicie geração de renda futura”, explicou Luzarcus, artista plástico e integrante a equipe de Coordenação de Inclusão Produtiva de Jaboatão dos Guararapes.