Iara Tenório celebra 25 anos de artesanato

Sua arte é influenciada pelo folclore nordestino, o maracatu, os santos e anjos barrocos

Por Tiago Brito

Natural do Rio de Janeiro, Iara Tenório fez de Jaboatão dos Guararapes, a sua casa. Desde criança, morando em Jaboatão, a artesã é um dos principais nomes do ramo em Pernambuco. Com raízes do folclore nordestino, do maracatu, dos santos e anjos barrocos, ela dá vida a cerâmicas, vidros e telas. Aos poucos, segundo ela, foi descobrindo que o artesanato seria um encontro inseparável.

Com 64 anos de idade, ela vai completar 25 anos dedicados a transformar cerâmicas e vidros. “Sempre gostei de artesanato. Comecei usando a cerâmica. Depois, ampliei os meus produtos com vidro e tela”, relembrou Iara, que recebeu a equipe da Agência de Notícias Acontece em seu ateliê, em Massangana, Jaboatão. O local é repleto de obras, com esculturas guiando até chegar no espaço de criação.

Questionada sobre o que chama a atenção das matérias-primas utilizadas, ela destacou que “o vidro, é a leveza; a tela, a maneira de expressar as cores. Já a cerâmica, é a plasticidade. Cada uma delas é uma forma pessoal de mostrar a olhar do artesão”. Não só em Pernambuco que Iara Tenório é conhecida, suas obras já ultrapassaram as fronteiras, como os Estados Unidos e França.

Premiada na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), na categoria de Artesanato, a jaboatanense estará presente nesta 17ª edição, que acontecerá entre os dias 7 e 17 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda. “É uma espécie de vitrine. Artesãos nacionais e internacionais estarão reunidos em um único local”, afirmou. A novidade e seus produtos será o passarinho de cerâmica vitrificado, a partir de R$ 65.

Confira no link abaixo, as matérias publicadas da série de reportagens “Jaboatão na Fenearte: Mãos que Transformam”, elaborada pela Agência de Notícias Acontece:

Mestre Saúba

Mestre Cunha