Curso de pintura em tecido capacita artesãs de Jaboatão

Formação terá duração de dois meses e é realizada numa parceria entre a Prefeitura e o Senac

Teve início nesta segunda-feira (24/11), em Jaboatão dos Guararapes, mais um curso voltado para a economia solidária, desta vez de artesanato em pintura de tecido. A formação terá duração de dois meses, e acontece na sede da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, em Piedade. Ao todo, 30 pessoas estão sendo beneficiadas. O curso é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O gerente de economia solidária e empreendedorismo, Reginaldo Guimarães, afirmou que o foco é capacitar artesãos e ensinar pessoas que queiram iniciar no ramo de economia solidária, como forma de ter neste segmento uma fonte de renda. “A gente está capacitando nosso público de economia solidária com novas técnicas, ensinando e qualificando”, sintetizou. A técnica ensinada nesse novo curso é a “pintura country”, que demanda pincéis e tintas de baixo custo. Com ela, fica mais fácil para as alunas comprarem os materiais, devendo assim passar a produzir mais, com mais vendas e lucro mais rápido.

Um das alunas da formação, Clarisse Ferreira, 62 anos, faz parte do grupo de artesãos Nossa Senhora da Conceição. Ela produz toalhas, crochê, almofadas e pesos de porta artesanais, e está bastante empolgada com o curso. “Eu estou animada, é mais um aprendizado. E para a gente que é da terceira idade, tem que estar sempre aprendendo coisas novas”, afirmou.

Já Lenira Gomes, 60 anos, é membro da Associação dos Artesãos de Jaboatão – Pernambuco, e produz para venda mosaico e crochê. “Agora, com o curso de pintura em tecido, terei mais um produto para comercializar”, afirmou, empolgada.