Artesãos jaboatonenses expõem suas obras na XV Fenearte

No estande da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, há peças de 20 artistas do município. Feira Nacional de Negócio do Artesanato segue até o dia 12 de julho

Em sua 15ª edição, a Feira Nacional de Negócio do Artesanato, a Fenearte, já começou e traz para o grande público o trabalho de artesãos de Pernambuco, do Brasil e do mundo. Este ano, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está expondo peças de artistas locais em seu estande e também forneceu apoio técnico para os artesãos da Associação Mãe Rainha. A Fenearte segue até dia 12 de julho.

No estande da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, estão em exposição peças de 20 artesãos. Dentre eles, nomes consagrados como os do mestre Cunha, Nicola e Saúba, além de artistas selecionados dentre os cadastrados no portal do artesanato, que pode ser acessado através do site da Prefeitura.

A artesã Maria Paula Pires, 45 anos, faz artesanato com caixas de leite e suco e foi uma das selecionadas para expor sua obra no estande. “É uma oportunidade de a gente estar expondo nosso trabalho. A gente trabalha com esforço durante anos e queremos mostrar o que fazemos”, empolgou-se ela.

A chefe do Núcleo de Turismo de Negócios de Jaboatão dos Guararapes, Yana Medeiros, enfatizou o prestígio conquistado pelos artesãos do município ao longo do anos na Fenearte. “A realidade é que, a cada ano, a gente tem um artesanato consolidado, que as pessoas reconhecem como de qualidade. Tanto é que o estande da Prefeitura de Jaboatão foi escolhido no ano passado como o melhor na categoria ‘prefeituras’ pela curadoria da Fenearte”, comemorou.

Já a Associação dos Artesãos da Mãe Rainha, do Monte dos Guararapes, foi escolhida para receber consultoria pela proximidade com o Monte, um dos maiores símbolos de município. Essa foi a primeira vez que a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes apoiou diretamente uma associação para este evento. A ação com os artesãos da Associação foi desenvolvida em parceria com o Sebrae e com o Centro Pernambucano de Designers (CPD). No estande, estão expostas peças variadas, como bijuterias, acessórios, doces artesanais, brinquedos e caixas.

Além disso, os artesãos jaboatonenses Mestre Cunha e Mestre Nicola possuem estandes individuais na Ala dos Mestres, local reservado aos artistas mais consagrados da Fenearte, selecionados pela curadoria do evento. Cunha trabalha como artesão há 15 anos e participa da Feira pela 4º vez. Já Nicola trabalha há 45 anos com artesanato e participa do evento há 15 anos, desde sua primeira edição. “Já sou avô da Feira”, brincou Mestre Nicola.

SERVIÇO

O estande da Associação dos Artesãos da Mãe Rainha ficará na Rua 07, número 121. Já a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes terá seus estandes na Rua 04, local destinado aos expositores institucionais.